“crack” é obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada (feita com folhas da planta Erythroxylum coca), com bicarbonato de sódio e água. Quando aquecido a mais de 100ºC, o composto passa por um processo de decantação, em que as substâncias líquidas e sólidas são separadas. O resfriamento da porção sólida gera a pedra de crack, que concentra os princípios ativos da cocaína.
Por ser produzido de maneira clandestina e sem qualquer tipo de controle, há diferença no nível de pureza do crack, que também pode conter outros tipos de substâncias tóxicas – cal, cimento, querosene, ácido sulfúrico, acetona, amônia e soda cáustica são comuns.
Forma de uso e ação no organismo
O crack geralmente é fumado com cachimbos improvisados, feitos de latas de alumínio e tubos de PVC (policloreto de vinila), que permitem a aspiração de grande quantidade de fumaça. A pedra, geralmente com menos de 1 grama, também pode ser quebrada em pequenos pedaços e misturada a cigarros de tabaco ou maconha – o chamado mesclado, pitico ou basuco.
Enquanto a cocaína em pó leva cerca 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito depois de aspirada, a chegada do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos, em média.
Cinco a sete vezes mais potente do que a cocaína, o crack é também mais cruel e mortífero do que ela. Possui um poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo em prazo muito curto e criando enorme dependência psicológica. Assim como a cocaína, não causa dependência física, o corpo não sinaliza a carência da droga.
Efeitos provocados
As primeiras sensações são de euforia, brilho e bem-estar, descritas como o estalo, um relâmpago, o “tuim”, na linguagem dos usuários. Na segunda vez, elas já não aparecem. Logo os neurônios são lesados e o coração entra em descompasso (de 180 a 240 batimentos por minuto). Há risco de hemorragia cerebral, fissura, alucinações, delírios, convulsão, infarto agudo e morte.
O pulmão se fragmenta. Problemas respiratórios como congestão nasal, tosse insistente e expectoração de mucos negros indicam os danos sofridos. Dores de cabeça, tonturas e desmaios, tremores, magreza, transpiração, palidez e nervosismo atormentam o craqueiro. Outros sinais importantes são euforia, desinibição, agitação psicomotora, taquicardia, dilatação das pupilas, aumento de pressão arterial e transpiração intensa. São comuns queimaduras nos lábios, na língua e no rosto pela proximidade da chama do isqueiro no cachimbo, no qual a pedra é fumada.
O crack induz a abortos e nascimentos prematuros. Os bebês sobreviventes apresentam cérebro menor e choram de dor quando tocados ou expostos à luz. Demoram mais para falar, andar e ir ao banheiro sozinhos e têm imensa dificuldade de aprendizado.
Fonte: Enfrentando o Crack
Atenção: Você é evangélico? Então tem que ler esse livro.
ResponderExcluirLivro Genealogia da Vitória.
O Livro Genealogia da Vitória tem uma das melhores fórmulas, para ganhar e solidificar vidas para Jesus.
Nos dias atuais estamos vivendo dias trabalhosos, com a corrupção do gênero humano em constante crescimento. As pessoas estão sofrendo muito por não priorizar o reino de Deus. Por esse motivo ganhar almas para Jesus não é muito difícil. Grandes quantidades de pessoas aceitam ao Senhor Jesus como Senhor e Salvador, mas ao passar do tempo muitas dessas pessoas desaparecem da igreja, e nem percebemos. Esse projeto veio para resolver esses problemas.
Genealogia da vitoria é um sistema de multiplicação de almas, que facilita ganhar e solidificar vidas.
Funciona da seguinte forma: o pastor dá assistência à igreja e à todas as ovelhas, mas cuida de uma forma especial de um pequeno grupo de líderes de aproximadamente sete pessoas que ele escolheu após oração, e cada um do grupo assistido pelo pastor toma conta de aproximadamente sete almas e assim por diante, formando uma grande corrente.
Aguarde! Em breve nas livrarias.
Autor: Evangelista: Manuel Gomes
Tel. 55 (71) 8757-8847